%2014_edited.png)
Comunidade Quilombola Santa Bárbara
Projetos Culturais
Projeto cultural intitulado QUILOMBÁRBARA: capoeira angola é desenvolvido pela Comunidade Quilombola Santa Bárbara, tendo como público-alvo: crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas com deficiência (auditiva, mudo, síndrome de down) e idosas quilombolas e não quilombolas dos bairros da Periferia de Pirenópolis/GO, Alto do Bonfim e Nhonho Godinho.
Mestre Boca do Quilombo Santa Bárbara em Roda de Capoeira Angola.
Capoeira angola é a dança, é o jogo, lento e rápido, duelo de amigos e os movimentos recebem o comando do ritmo e da música, a depender da roda.
Nossos projetos
A Comunidade Santa Bárbara visa o bem comum e social de todos os seus integrantes. Fazendo doações de cestas básicas, rodas de conversa para uma melhor integração, socialização, bem como aulas de capoeira para crianças, adolescentes, adultos, pessoas com deficiência (auditiva, mudas, síndrome de down) e pessoas idosas.

Uma História de Luta Contra Injustiças Históricas Não Reparadas
Dentre todos os segmentos da sociedade brasileira, as comunidades quilombolas localizadas no Bioma Cerrado estão entre aqueles mais atingidos por impactos escravocratas, expulsão de territórios, desmatamento, florestas degradadas, efeitos de mudança do clima, desertificação, a perda da biodiversidade, da diversidade, da identidade,do esclarecimento de sua história e do avanço de seus processos de memorialiazação.
Pertencente a esse cenário, encontra-se a Comunidade Quilombola Santa Bárbara, localizada no município de Pirenópolis/GO, o qual foi fundado em 1.727. Este quilombo traz a marca de injustiças históricas nunca reparadas, diante de sua ancestralidade escravizada e responsável pela construção da cidade, esta tombada como Patrimônio Histórico Cultural Nacional.No entanto, nestes quase trezentos anos de fundação pirenopolina, a história, a identidade e a memorialização de nossa comunidade perpetua na invisibilidade e no preconceito.
Seguimos na luta pela construção de nosso museu social, com espaço arquitetônico, expográfico e de vivências, na perpetuação de nossas história, cultura e identidade.




